Parâmetros Curriculares Nacionais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), respeitando as diferenças culturais, regionais e/ou políticas no nosso país, entram em consideração a necessidade de se poder fazer referenciais nacionais comuns ao processo da educação em todas as regiões do Brasil. Esses documentos tiveram um processo de construção de experiências e estudos, os quais contaram com a colaboração de inúmeros educadores brasileiros; é revista periodicamente, buscando atualizar de acordo com o contexto pedagógico atual.
Os PCN’s são essenciais para o Ensino Fundamental, principalmente nas áreas diversas da estrutura do ensino escolar, a saber: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, arte, educação física e língua estrangeira. Temas de questões da sociedade brasileira também são retratados nos PCN’s, como as questões ligadas à orientação sexual, ao meio ambiente, à ética, à saúde, ao trabalho e consumo, entre outros.
As principais características dos PCN’s são:
(1) Indicar a necessidade de unir forças entre as instâncias do governo e da sociedade, apoiando a escola;
(2) mostrar a importância da intervenção da comunidade na escola;
(3) propor estímulos aos educandos, para que possam compreender a responsabilidade e compromisso com a aprendizagem;
(4) enfatizar a apropriação de conhecimentos (conteúdos) socialmente elaborados como base para a construção da cidadania e da identidade do educando;
(5) Indicar a necessidade de que a escola deve ter clareza quanto ao seu projeto educativo;
(6) ampliar a visão de conhecimentos para além dos conceitos;
(7) evidenciar a importância de tratar dos chamados temas transversais (citados anteriormente);
(8) valorizar o trabalho dos educadores enquanto construtores e planejadores das ações pedagógicas e educativas;
(9) mostrar o valor de desenvolvimentos de trabalhos que envolvam o uso da tecnologia da comunicação e educação.
Portanto, é de extrema importância as abordagens feitas pelos PCN’s. Uma das questões levadas em consideração é o analfabetismo, que está concentrado em regiões como o Nordeste, por exemplo. Outra questão tratada é a taxa de escolarização, a qual tem evoluído nos últimos anos. Há diversas abordagens esclarecidas pelos PCN’s, tais como a importância da autonomia do aluno, interação, cooperação, decisões sobre avaliação etc.
A adolescência, assunto bastante debatido e refletido atualmente na sociedade, é visto como uma fase de transição, uma passagem antes da plena vida social. Esses indivíduos são considerados “à parte” na sociedade; daí os jovens não aproveitaram suas potencialidades e capacidades. Por isso, a criação de projetos e identidades do sujeito é de suma importância, esta última construída no processo de aprendizagem, pois o educando se mostrará capaz através de estímulos ao desenvolvimento do indivíduo. Muitos temas são discutidos, com respeito à adolescência, que visam explicitar um período tão conturbado na vida de um sujeito. Exemplo desses assuntos são a família, entrada na juventude, a cultura, o lazer, a diversão, os grupos, mídia etc. por fim, é destacada a importância de se aplicar tecnologias de comunicação e expressão, já que o desenvolvimento tecnológico evoluiu bastante, especialmente no século XX.
Importante é que essas novas formas de comunicação ajudarão no processo de construir novas formas do conhecimento.
Fonte: http://pt.shvoong.com
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